Sindicato da Construção: há quase 6 décadas lutando pelos trabalhadores

O Sindicato da Construção Civil de Salto completará em 6 de junho o seu 58º aniversário de fundação.

São quase seis décadas lutando na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Ettore Liberalesso, o principal historiador de Salto, em seu livro “Salto, História, Vida e Tradição”, na página 471, relata o surgimento de nosso sindicato.

Ele relembra que no início da década de 1950, com a instalação da Eucatex em Salto, os trabalhadores se filiavam ao Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça, até que ficasse provado pertencerem eles a outra categoria profissional. Em seguida os saltenses que trabalhavam na Eucatex eram enquadrados no Sindicato dos Trabalhadores na Construção e Mobiliário de Itu.

Ettore mostra que as primeiras reuniões de trabalhadores de Salto para fundar o próprio sindicato começaram em maio de 1962. “Considera-se como data oficial de fundação da entidade o dia 6 de junho de 1962, data em que foi expedida a carta de criação da nova sociedade” (ETTORE, p. 472)

Um ato do Ministério do Trabalho, publicado no Diário Oficial da União, em 7 de março de 1963, dava à Associação a condição de Sindicato. No dia 24 de março de 1963, realizou-se na sede dos trabalhadores têxteis de Salto a instalação oficial do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Salto. O primeiro presidente seria Ulisses Gilberti.

Em fevereiro de 1964, o sindicato comprou o terreno onde ainda hoje funciona sua sede, na Rua Benjamin Constant, esquina com a Rodrigues Alves. A sede seria inaugurada em 23 de fevereiro de 1969, quando Juraci Crus era o presidente. Ele ficaria no cargo até março de 1972 e seria sucedido por Josias Oliveira Passarinho.

Em março de 1981 Amaury Basaglia assume a presidência. Em março de 1984 o presidente eleito seria Vitório Matiuzzi. Em 1987 o presidente foi Ismair Benevides de Oliveira.

Aparecido Galvão assumiu a entidade em 1993 e foi sucedido por Juvenil Cirelli. Aparecido Galvão voltou à presidente em 1999. Em 2009 o presidente escolhido foi Gilmar Santinon e em 2011 a categoria elegeu Talel Ismail Solemain.

Um pouco da história

O fundador do sindicato foi Laerte Bergamini

Ele também foi tesoureiro de 1964 a 1966 e atualmente mora em Campinas.

Guilherme Souza foi tesoureiro na gestão do ex-presidente Passarinho, de 1969 a 1975.

João Batista Martins foi diretor sindical entre 1973 e 1979, também na gestão do ex-presidente Passarinho. Ele trabalhava na Eucatex. Ele lembra dos companheiros Guilherme, Henrique, Laerte Bergamini. Atualmente mora no bairro Cecap, em Salto.